
domingo, 22 de março de 2009
Tragédia Evitada

domingo, 8 de março de 2009
Notar
O sistema foi desenvolvido na década de 80 pela Hughes Helicopters, mais tarde absolvida pela McDonnell Douglas. O Notar elimina o rotor de cauda enviando o ar do rotor principal para o início da cauda onde há uma entrada de ar.
A cauda é oca e logo a seguir da entrada de ar está um ventilador para mandar o ar compreensado pela cauda. A interação desta com o fluxo de ar do rotor principal cria uma força oposta ao torque do rotor principal. Veja desenho.

Espero que tenham gostado. (não há muitas informações em português sobre o Notar)
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
PT6A e um pouco de sua família

Pratt & Whitney - PT6A

O modelo a pistão Wright Whirlwind desenvolvido por Frederick Rentschler na década de 20, quando era presidente da Wright Aeronautical, teve certa influência no contemplado PT6, pois mesmo que Wright Whirlwind, planejado por Rentschler e projetado por Charles Lawrance, ganhava fama instantânea à Wright Aeronautical, a aviação continuava desenvolvendo rapidamente.
Em 1924, por questões internas, Rentschler deixou sua empresa. Ele já tinha planos para um novo motor que superasse o Wright Whirlwind, mas faltava-lhe quase tudo (instalações industrias, local, dinheiro etc).

O tempo passava a ser crítico, pois Rentschler não queria perder a chance da Marinha Norte-Americana, que estava à procura de um novo motor com potência de 350hp a 400hp. Curiosamente foi a Pratt & Whitney, uma empresa que jamais havia se envolvido em alguma atividade aeronáutica, que lhe forneceu as condições (uma pequena aérea em sua instalação e ainda investindo US$ 200.000,00 no projeto)
A Pratt & Whitney Aircraft foi fundado em 1925 e Rentschler foi seu primeiro presidente. Em 29 de dezembro do mesmo ano, o novo modelo "Wasp", com 380hp de potência, funcionou pela primeira vez e não parou por aí, começando a contagiar a aviação canadaense em aplicações civis e militares. (Linha de montagem do motor PT6 na década de 60)