
Um Airbus A320 fez uma aterrisagem de emergência no rio Hudson em Nova York, poucos minutos após sua decolagem.
Após a decolagem a aeronave começou a perder potência entre 2.700 e 3.000 pés, a rotação dos motores caiu rapidamente e ficou abaixo do ajuste de idle (marcha lenta). O Copiloto Jeffrey Skiles era novo no Airbus, ele estava no comando da aeronave ao decolar de La Guardia. 90 segundos depois o comandante Chesley Sullenberger avistou pássaros, 3 segundos depois ouviu pancadas e os motores começaram a desacelerar. O comandante confirmou a perda de potência, assumiu os comandos e então declarou emergência ao ATC (torre de controle aéreo).
Não deciciu prosseguir para La Guardia porque estava muito baixo e lento e quando lhe foi sugerido Teterboro (um aeroporto de aviação executiva de Nova York) também não aceitou, pois era muito longe e ele nunca havia operado lá. Então disse "vamos para o Hudson", virou a aeronave para aterrisar perto de uma embarcação no rio e avisou "prepare-se para o impacto". Descrito como uma forte pancada pelos passageiros, foram mais de 90 segundos de vôo até a aterrisagem.
O comandante Chesley B. Sullenberger III, formado pela academia da Força Aérea Americana, tem mais de 40 anos de experiência e participou na investigação de dezenas de acidentes civis e militares, eis o nosso herói.
Que isso sirva para todos como uma lição de atitude certa, na hora certa, no lugar certo.