O PAK-FA T-50 é o encarregado de substituir Migs 29 e Sukhois-27 na Força Aérea Russa entre 2013 e 2015.Esse projeto carrega o DNA da lendária série Flanker e é resultado de uma iniciativa das três maiores produtoras de aviões da Rússia, são elas: Mikoyan (Mig), Yakovlev e Sukhoi. Quando a Rússia ainda fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS), Sukhoi e Mikoyan tocavam projetos para caças de 5ª geração distintos, o SU 47 e o Mig 144. Porém recentemente (2002) o governo Russo decidiu unificar ambos os projetos e tornar a Sukhoi encarregada de liderar o programa PAK FA. Portanto todas as inovações criadas por cada uma das empresas em seus protótipos e estudos anteriores vai ser combinada nesse inovador caça, incluindo capacidades Stealth, empuxo vetorado, super cruise e radares de grande potencia. O projeto como um todo deverá custar 20 bilhões de dólares. Esse avião promete bater os superestimados F-35 e F-22 e apresentar um custo de 80 milhões de dólares por unidade, apenas metade do preço de um F-22 Raptor.
Apos a Índia entrar no projeto como parceira, o Brasil decidiu participar também. No presente ano (2008) o Ministros de Assuntos Estratégicos assinou um acordo, que entre uma ampla gama de parcerias, prevê a entrada do Brasil no projeto PAK FA a um custo estimado de 4 bilhões de dólares americanos. Esse tratado inclui transferência total de tecnologia para a produção do caça em solo brasileiro. Possivelmente o Brasil também passará a fabricar o Su-35 em solo nacional. A previsão é de que o primeiro protótipo do T-50 voe em céus brasileiros em 2010.
OBS:. todas as imagens do T-50 utilizadas nesse artigo são puramente projeções de como o caça irá se parecer e não fotos reais.
2 comentários:
Esse caça promete, vai ser o melhor dos melhores, interessante. :)
Interessante esse caça, agora se vai ser o melhor dos melhores tenho minhas dúvidas, mas, vamos aguardar.
Postar um comentário